sexta-feira, janeiro 18, 2008

Feito se soubesse

-oi. quê? fala! fala! queimada??? o quê? onde? Souza Aguiar?
Tá. tô indo.


- minha mãe... ela vai...

- vem cá.

- ela vai morrer! vai! tá toda queimada! de repente! que isso? que isso?

- cadê ela? a gente tem que saber.

- não sei, não sei. ela veio na ambulância com o enfermeiro, eu vim atrás.

- vamos perguntar. aí na portaria.

- alguém me ligando... é o enfermeiro. dei o número pra ele.

- quê ele disse?

- ele falou pra gente ir pra outra portaria. a "emergência grande".

- onde é isso? vou perguntar... é ali, lá, lá do outro lado, bora.

- não acredito! que tá acontecendo?

- oi. uma senhora queimada entrou agora aí. minha tia, quero saber onde ela tá. quero ver.

- ali! o enfermeiro que trouxe ela! cadê ela? o que vão fazer agora?

- boa noite senhoras. chegamos com ela agora há pouco, mas aqui não tem vaga. nós estamos entrando em contato com a central de emergência, pra saber onde tem.

- é o quê? quer dizer que minha mãe ainda não foi atendida? que ela ainda tá esperando o primeiro atendimento? ela foi queimada com soda cáustica! ela vai morrer! aquilo ainda tá queimando nela!!!

- olha aqui! isso tem que se resolver a gente não vai ficar esperando quando vai ter vaga sei lá onde. vamos ligar pra todo mundo! somos oito aqui, cada um vai ligando aí pra alguém, vê se a gente consegue vaga com algum amigo.
vou ligar pra minha amiga assessora de imprensa. tenho uns amigos médicos...
mas a gente pode levar ela pra um hostpital particular. pronto.
tá resolvido a gente vai levar pra um desses aí. particular.

- o que acontece senhora é o seguinte: ela chegou no posto de saúde 24 horas lá perto da casa dela, foi colocada no soro, mas lá não tem recurso pra casos de queimadura, então ela foi trazida pra cá, mas chegando aqui soubemos que não tem vaga e agora temos que esperar as ordens da central de emergência.

- esperar?! esperar o quê? a gente já disse que vai levar ela pra um particular.

- senhora ela está na nossa responsbilidade. não podemos liberar. ou ela espera aqui até a central nos comunicar uma vaga ou ela volta pro posto com a gente e lá se liberarem , vocês podem levar.

- como assim? o que você...

- são ordens senhora. a não ser que a senhora ligue pro particular e me ponha no celular com a pessoa responsável que garanta que lá tem vaga.

- não acredito.

- minha mãe vai morrer! o que é isso? o que é isso? ela vai morrer.

- calma! calma! tenho uns números aqui de uns hospitais, peraí. ó tá chamando, peraí.

- aquela merda daquela soda explodiu no rosto dela. ela engoliu aquilo. ela vai...

- cara, não acredito, eu falo do caso e tudo bem, tem vaga, quando me perguntam qual é o plano, que digo que ela não tem, aí dizem que pra esse caso o melhor lugar é o
hospital público... vou dizer que ela tem plano, quero ver.

- senhora, a senhora não pode mentir e dizer que ela tem plano de saúde. ela tem?

- se ela tivesse acha que ela tava aqui?

- então senhora, não podemos. se em vez de ir pro posto perto de casa, ela tivesse ido direto pro particular ou pro andaraí...

- cara, eu não acretido, eu não tô vivendo isso. Não tem vaga no público e você não deixa a gente simplesmente levar pro particular...

- são ordens senhora, não podemos, mas se eu fosse a a senhora voltava com ela pro posto, de repente lá eles liberam vocês. se vocês chegarem de táxi em qualquer hospital particular eles são obrigados a atender com plano de saúde ou não, se não é omissão de socorro. mas nós, ou esperamos aqui a vaga num hospital público, ou levamos pra um particular que gartanta que ela vai ser atendida, e claro que eles não querem atender sem plano alguém que já passou por um atendimento público...
ou voltamos com ela pro posto. Eu achava melhor voltar pro posto, aqui além de não ser atendida, ainda vai ficar aí exposta vendo gente entrando, sabe, vai ver muita coisa, gente baleada aí e tal...

- tão ligando? pra todos os amigos? todo mundo? não acredito nisso...

- minha mãe... o que a gente faz?

- bicho, vamos voltar e lá a gente tenta conversar com o médico, ele libera e a gente vai... vamos?

- ela tá esse tempo todo sem atendimento, só no soro...

- vamos, vai com ela na ambulância a galera aqui das tias vai de táxi. bora.

Sete horas da manhã do dia seguinte, mudança de plantão:

- acabei de falar com o médico, ele disse que ficaram a noite toda tentando vaga, mentira, claro, e que ainda não conseguiram e que quando conseguirem vão transferir ela, só que isso pode acotecer meio-dia, não tem previsão, e que se eu quiser levar que eu assuma a responsabilidade, vai ser à revelia, o que você acha?

- bora agora! vai lá. vou chamar um taxi. pro andaraí?

- liguei pra uma amiga psicóloga que tem uma amiga enfermeira no andaraí, ela falou que é só chegar lá que é atendido, hoje não é dia dela, mas que se a gente quiser ela vai pra lá.

- então já é.

Isto aconteceu na madrugada do dia 15 de janeiro de 2008. Fomos atendidas às 09 horas da manhã, onze horas depois do acidente, ocorrido na tentaiva de desentupir um vaso sanitário: depois de jogar a soda cáustica duas vezes no vaso seguida de água fervente, sem sucesso, minha tia resolveu misturar direto a química numa panela saída do fogo. Foi como um vulcão em seu rosto, pescoço e colo.
Na tarde do mesmo dia pesquisando na internet descobrimos que o "tratamento" de queimadura química é lavar, ensopar de soro, aplicar vaselina líquida, ou em pomada e proteger com gazes, e faixas pra não infeccionar, e claro beber muita água.
Era só isso que o pessoal do posto deveria ter feito se soubesse, e que agora até eu sei.
Por nossa conta decidimos que ela deveria tomar uma antitetânica.
E fazer um plano de saúde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu espero q sua tia esteja melhor... de resto, concordo com vc: mesmo q não seja usado, o valor q se paga num plano de saúde nunca é pouco, considerando essas fatalidades.

Um beijo, melhoras para sua tia e boas vibrações para vcs.

Diego. disse...

um brinde a saúde do nosso baís... sempre tão eficiente e prestativa!

tchê, como essa moça foi fazer uma besteira dessas de colocar ácido numa panela com água fervendo??? espero que fique boa e que não repita a bobagem...

outra coisa nunca coloquem sóda cáustica onde houver gordura, a mistura gera sabão... e quando resfia endurece e entope mais ainda!

bj

Denise Andrade disse...

pois é...
dolorida lição...
Obrigada meninos.
Agora é o tempo.
Beijos.

Capitão Ócio disse...

Graças a Deus que ela tem vocês.
Quando puder, venha me visitar!

Braços!